Para Serra, complexo Anhangüera será obra mais importante

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 4, a realização de obras no complexo Anhangüera, no trecho de chegada à capital paulista. Orçado em cerca de R$ 270 milhões e iniciado no começo deste mês, o projeto visa reduzir os problemas de congestionamento nas principais saídas dessa rodovia, entre os quilômetros 12,5 e 19, incluindo, entre outras obras, a construção de mais três pontes no entroncamento da Via Anhangüera com a Marginal Tietê."As obras vão até 2010, porque elas são demoradas, com viadutos, alças e tudo o mais. É a obra viária mais importante que o governo de São Paulo faz na cidade, tirando o Rodoanel. Não houve obra tão importante como essa", enfatizou o governador José Serra, no lançamento do pacote. E continuou: "Essas obras, que vão se desdobrar por três anos ou quatro, serão de grande fôlego e irão custar mais de R$ 260 milhões. Vão ser feitas pelas concessionárias, mediante debêntures e emissão de ações. E são fundamentais para a nossa cidade."Aliado a este projeto, o tucano anunciou também a conclusão da pavimentação de 71 quilômetros das Marginais Pinheiros e Tietê, realizadas pelo Estado em cooperação com a Prefeitura da capital. Segundo Serra, as obras irão permitir o aumento da velocidade dos carros nas marginais e a conseqüente diminuição dos períodos de engarrafamento. "Os engarrafamentos são atenuados com o aumento da velocidade e, com isso, aumentamos também o conforto dos usuários", destacou ele. Além do recapeamento, também foram feitas obras de melhoria da iluminação.O secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, disse que as obras nas marginais irão contribuir para a melhoria do conforto dos usuários que utilizam essas vias. Arce ressaltou que em alguns trechos recapeados existem 11 faixas de trânsito. "A quantidade de área asfaltada é muito grande. No total, foram R$ 110 milhões de reais investidos, desde o ano passado, quando se fez a primeira fase entre maio e setembro; e agora nessa segunda fase, em que estamos fazendo dois terços da obra de recuperação."CETDe acordo com avaliações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o recapeamento das Marginais trouxe benefícios aos usuários. De acordo com a CET, na Marginal Tietê foi constatado aumento de 30% na velocidade operacional. Antes das obras, a velocidade média era de 30 Km/h, agora passou a ser de 40 Km/h. E, em alguns trechos, o ganho foi de até 50%, como o do trecho entre as pontes Vila Guilherme e Tatuapé, sentido Oeste/Leste, no qual a velocidade subiu para 45 Km/h.Além do aumento na velocidade operacional, os técnicos da CET constataram também na Marginal Tietê a redução do período de congestionamento, especialmente no sentido da Rodovia Ayrton Senna. Antes das obras, o período de congestionamento nesse sentido se estendia até às 21h30, agora tem se restringido até às 20h30.Com relação à Marginal Pinheiros, a CET também detectou aumento da capacidade de tráfego, variando de 25% a 50%, em diversos trechos dessa via. De acordo com os técnicos, o trecho após a Avenida. Jornalista Roberto Marinho, sentido Norte/Sul - que teve a inclusão de mais uma faixa de rolamento através da sinalização - registrou aumento de 25% na fluidez. Em outros, como o acesso à nova Ponte do Morumbi, na pista local sentido Norte/Sul - que ganhou o acréscimo de uma faixa, o aumento da fluidez chegou a 50%.

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