Perfis de passageiros no Orkut têm centenas de recados de luto

Usuários do principal site de relacionamento no País prestam homenagem e solidariedade aos familiares e amigos

Andréia Sadi e Ítalo Reis, estadao.com.br

05 de junho de 2009 | 18h04

O Orkut está de luto pelos passageiros do Voo 447. Assim como aconteceu no acidente do voo 3054 da TAM, em julho de 2007, os internautas estão explorando o site de comunidades Orkut para enviar mensagens de consolo às famílias dos passageiros do Voo 447 da Air France, que desapareceu na madrugada de segunda-feira. Ainda não foram resgatados sobreviventes.

 

Veja também:

lista Todas as notícias sobre o Voo 447

especialEspecial: Os desaparecidos do voo 447

lista Air France divulga lista de brasileiros no Voo 447

mais imagens Galeria de fotos: buscas do Voo 447

mais imagens Galeria de fotos: homenagem às vítimas

blog Blog: histórias de quem quase embarcou

especial Conheça o Airbus A330 desaparecido no trajeto Rio-Paris  

especialCronologia das tragédias da aviação brasileira

especial Cronologia dos piores acidentes aéreos dos últimos dez anos

video TV Estadão: Especialista fala sobre o acidente

linkDestroços e óleo recolhidos não são do Airbus, diz Aeronáutica
linkSem informação sobre Voo 447, França cogita até terrorismo
 

Em sua página inicial, o principal site de relacionamento do País diz que a equipe está "solidária com todas as pessoas afetadas pelo acidente do voo AF447".

 

Na página de passageiros brasileiros confirmados na lista oficial da Air France, mensagens de condolências e recados de solidariedade. Como o da jornalista Adriana Sluijs, que trabalhava como assessora da Petrobrás. Mais de mil mensagens ocupam seu espaço na internet, com manifestações de carinho e, inclusive, de esperanças de que ainda haja algum sobrevivente do voo que levava 228 pessoas a bordo - 216 passageiros e 12 tripulantes. "Torço para q vocês estejam perdidos em algum lugar", diz um dos recados.

 

No perfil de Leonardo Dardengo, mais de duas mil mensagens, a maioria de desconhecidos e de pessoas que se identificam como capixabas, assim como o oceanógrafo de 31 anos. Segundo amigos, Leonardo estaria noivo.

 

Página de familiares e amigos dos passageiros do voo também prestam ou recebem condolências. Alguns conhecidos de Vanderléia Carraro, por exemplo, trocaram as fotos dos perfis por símbolos de luto em homenagem à jovem farmacêutica. Além disso, Vanderléia recebeu vários recados.

 

Já Walter Carrilho Júnior, que pelo tipo de perfil não deveria usar o site de relacionamentos com frequência, tinha poucos recados. Mesmo assim, suas filhas e mulher receberam mensagens e depoimentos desejando força neste momento difícil. As três agradeciam nos próprios perfis o apoio e tinham esperanças.

 

A família Chem também era homenageada no Orkut. No perfil de uma amiga do médico Roberto, da psicóloga Vera e da filha do casal havia a mensagem "Muitas vezes pensamos porquê as coisas acontecem com quem não merece? Resta aos que ficaram seguir em frente guardando as boas recordações!!", além de um símbolo que representa o luto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.