04 de agosto de 2010 | 16h03
SÃO PAULO - Peritos médicos do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) estão em greve em todo o Brasil desde o dia 22 de junho, segundo informou a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP).
Os funcionários exigem melhores condições de trabalho nas agências e aumento do quadro de peritos. Segundo o delegado da ANMP, Ricardo Abdou, desde 2005 houve uma redução drástica no número de peritos, o que prejudicou o atendimento à população.
Devido a paralisação, algumas consultas para os trabalhadores que buscam garantir o benefício por afastamento estão sendo remarcadas.
Em nota, o INSS informou que a grande maioria dos peritos médicos não aderiu à greve. Por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), eles precisam manter em atendimento, no mínimo, 50% dos profissionais de cada agência. Caso isso não ocorra, a entidade representativa da categoria poderá ser multada em R$ 50 mil por dia.
O trabalhador que não for atendido poderá fazer o novo agendamento na própria Agência da Previdência Social (APS) ou por meio da Central 135 (ligação gratuita).
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.