PF prende 50 e busca 89 acusados de fraude pela internet

Além dos 120 mandados de prisão preventiva, agentes da PF cumprem outros 19 mandados de prisão temporária

PUBLICIDADE

Por Solange Spigliatti e Central de Notícias
Atualização:

Policiais federais prenderam 50 pessoas em Brasília e Minas Gerais na manhã desta quinta-feira, 28. Elas são acusadas de praticar crimes pela internet; dos 50 presos, 11 foram detidos em Brasília e 3 em Minas. Os agentes da PF cumprem 120 mandados de prisão preventiva na Operação Trilha, que mobiliza quase 700 policiais federais em 12 Estados. Além dos mandados de prisão preventiva, os agentes da PF cumprem 19 mandados de prisão temporária e 136 mandados de busca e apreensão.

 

PUBLICIDADE

A Operação Trilha acontece nos Estados de Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Goiás e no Distrito Federal.

 

Os três presos foram encaminhados para o sistema prisional em Minas Gerais, aguardando decisão do juízo competente. Na operação foram apreendido HDs e mídias, que estão sendo encaminhadas para a coordenação geral da operação em Brasília.

 

As investigações, iniciadas há cerca de um ano, revelaram que integrantes da quadrilha utilizavam programas para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos. Estes programas eram disseminados por meio de mensagens eletrônicas falsas.

 

Em outra modalidade, a quadrilha instalava câmeras nos terminais bancários para filmar a senha dos correntistas, ao mesmo tempo em que outro dispositivo clonava os dados do cartão.

 

Com os dados bancários, os criminosos realizavam transferências de valores para contas de "laranjas", compravam produtos pela internet e realizavam pagamentos de boletos bancários.

 

Texto ampliado às 11h39 para acréscimo de informações.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.