Pires convoca reunião e Anac aponta overbooking da TAM

Empresa teria vendido mais passagens do que assentos disponíveis nos aviões; ministro quer discutir medidas para que atrasos do Natal não voltem no réveillon

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Por Agencia Estado
Atualização:

O ministro da Defesa, Waldir Pires, convocou para às 15 horas desta quarta-feira, 27, uma reunião com representantes do setor aéreo para discutir medidas que possam evitar novos transtornos nos aeroportos durante o feriado de réveillon, no próximo fim de semana. Na terça-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu início às investigações para apurar se houve prática de overbooking (venda de passagens em número superior à lotação das aeronaves) das empresas aéreas. As primeiras informações das investigações dão conta de que houve erro de gestão da TAM, que teria operado no limite e vendido mais passagens do que o número de assentos nas aeronaves, segundo o jornal Folha de S.Paulo . Porém, os números ainda não foram divulgados e estariam sendo levantados. A TAM foi considerada responsável pelos atrasos durante o feriado do Natal, desde quarta-feira, 20, quando um efeito cascata por conta da manutenção não programada de seis aeronaves provocou filas nos guichês de check-in e atrasos nos embarques e desembarques nos principais aeroportos do País. A Anac chegou a impedir que a TAM vendesse passagens entre os dias 22 e 26 de dezembro, porém, as vendas foram retomadas na terça-feira. O Estado apurou que a as investigações da Anac não devem esclarecer apenas se houve ou não prática de overbooking. A agência também deve fazer um diagnóstico mais abrangente sobre o colapso nas operações da empresa. A TAM alegou que os problemas foram desde a pane no sistema de comunicação com a Infraero, no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, às condições meteorológicas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, dificultaram pousos e decolagens, causando atrasos. Devem participar do encontro desta quarta-feira, no gabinete do ministro, em Brasília, representantes da Anac, da Aeronáutica, da Empresa Brasileira de infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), e de companhias aéreas e de setores do turismo. As autoridades buscam saber o que causou os atrasos do Natal e evitar que novos transtornos sejam enfrentados no réveillon. Aeroportos Na manhã desta quarta-feira, os principais aeroportos do País tinham situação tranqüila. De acordo com a Infraero, o movimento era acima do normal no Aeroporto de Congonhas e no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Porém, os passageiros não enfrentavam grandes problemas com atrasos e cancelamentos de vôos. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, que não tinha atrasos, bagagens que foram extraviadas nos últimos dias continuavam perdidas nos saguões dos terminais. No Aeroporto Santos Dumont, o movimento era tranqüilo, apesar do susto da tarde de terça-feira, quando um vendaval acabou virando dois aviões de pequeno porte. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, tinha fluxo maior de passageiros por conta do réveillon. Não foram registrados atrasos ou cancelamentos de vôos. Em Salvador, a movimentação também era considerada normal no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. Milhares de turistas estavam chegando na capital baiana para aproveitar o feriado. Mesmo com o caos nos aeroportos no Natal, o índice de ocupação dos hotéis na cidade foram entre 80% e 90%. No Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, a movimentação era tranqüila, sem registro de incidentes. No entanto, o fluxo de passageiros já começava por conta da aproximação do fim de semana. O mesmo quadro era verificado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Foram registrados apenas pequenos atrasos em alguns vôos que saíram na madrugada desta quarta-feira. Apesar disso, não houve tumultos. No Aeroporto Internacional de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, havia pequenas filas de passageiros para fazer o check-in. Mesmo assim, elas fluíam rapidamente, não gerando transtornos. Todos os vôos estavam praticamente dentro do horário programado, com pequenos atrasos ou adiantamentos de cinco a dez minutos. Esta matéria foi alterada às 9h15 para acréscimo de informações.

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