Pista de Congonhas é segura, diz técnico da Infraero à CPI

Na CPI do Apagão, técnicos acrescentam que não se deve responsabilizar apenas a pista pelo acidente da TAM

29 de agosto de 2007 | 15h08

A CPI do Apagão Aéreo da Câmara ouve na tarde desta quarta-feira, 29, o coordenador de Prevenção e Emergência da Infraero, Esdras Barros, e o técnico de serviço aeroportuário da estatal Agnaldo Molina Esteves. Ambos eram responsáveis pela inspeção da pista principal do Aeroporto de Congonhas antes do acidente com o Airbus da TAM, no qual 199 pessoas morreram, em 17 de julho.   Veja também: CPI convoca empresário ligado a ex-diretora da Anac CPI da Câmara não chega a acordo para ouvir diretores da Anac Jobim quer 'blindar' agência e admite dificuldades Juíza reafirma crítica a Denise Norma sobre reverso não tinha validade, afirma coronel Tudo sobre a crise aérea  Especial sobre a crise aérea     Segundo Barros, a pista antiga do aeroporto tinha grooving - as ranhuras que auxiliam no escoamento da água da chuva - até meados de outubro de 2005. Entre setembro e novembro, o grooving foi substituído por um material asfáltico composto por concreto rugoso. Já de acordo com Esteves, a pista atualmente é segura. "Hoje a pista está perfeita, sem nenhuma ondulação", afirmou.   Chuvas   Sobre o fato de a pista estar molhada, Esteves foi enfático: "Tem que chover muito para ter 3 milímetros (quantidade limite para a aderência da pista) de água". Ainda segundo ele, após a última medição, "pousaram outras 40 aeronaves e não teve mais nenhum problema. Na noite do acidente da TAM estava chovendo muito pouco".   'Sabão'   O deputado Marco Maia (PT-RS), relator da CPI, afirmou que um piloto lhe contou que, "durante chuva, a pista de Congonhas parecia ter um brilho, parecia um sabonete".   Barros, porém, respondeu que não basta culpar a situação da pista num acidente como este. "Quando se vai avaliar uma situação dessas, temos de avaliar outras situações, não só a pista. A pista é uma, sim. O peso da aeronave é outra. Os equipamentos, outra. Os pneus da aeronave, outra. A pista é somente uma das variáveis. Acho que tem uma série de fatores têm de ser avaliados."

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