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Prefeitos preferem travessia pelo continente

Por Rejane Lima e SANTOS
Atualização:

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, ambos do PMDB, dizem acreditar que uma ligação entre as duas cidades pela área continental seria mais eficiente que um túnel na Ponta da Praia. A alternativa seria um acesso da Via Anchieta, saindo dos bairros Alemoa ou Saboó, em Santos, até a Ilha Barnabé, onde há estrada de serviço interligando à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera). "Esse túnel estaria servindo ao porto, servindo ao fluxo de veículos que chegam de São Paulo e tem como objetivo as praias do litoral norte e não precisariam ingressar a malha urbana de Santos e Guarujá. Também fica próximo à Base Aérea, um caminho direto para o futuro aeroporto civil metropolitano", afirma o prefeito. Maria Antonieta simpatiza com a ideia de Papa e afirma que, para se posicionar sobre um túnel na área do ferryboat, precisaria saber dos impactos trazidos ao Guarujá. "Para Santos está mais fácil, o túnel iria pela avenida portuária, mas no Guarujá eu só tenho uma única via, que é a Adhemar de Barros, e ter um túnel ali implica retirar pessoas, comerciantes." A Secretaria de Transportes analisa a viabilidade e a demanda do túnel nos dois lugares. No entanto, segundo o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), os estudos referentes ao túnel na Ponta da Praia estão mais adiantados. "O projeto inicial é do túnel urbano para substituir o sistema de balsa." O deputado diz que a Frente Parlamentar não tem objeção ao túnel no fim da Anchieta. Ele considera que a obra na região portuária poderia ser realizada pelo governo federal. "Eu vejo que o Estado poderia se debruçar para viabilizar a ligação que substituiria as balsas e o governo federal poderia tocar a obra do porto. O ministro Pedro Brito (da Secretária dos Portos) já declarou que acha essa ligação importante."

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