Prefeitura e Estado desengavetam projetos de R$ 4 bi para o trânsito

A 60 dias da eleição, programa prevê 19 obras anticongestionamento; previsão de lançamento é em 2010

Jones Rossi, JORNAL DA TARDE, O Estadao de S.Paulo

01 Agosto 2008 | 00h00

A 60 dias da eleição municipal, Prefeitura e governo do Estado fecharam uma parceria para tirar do papel uma série de projetos para o trânsito de São Paulo, alguns de oito anos atrás, e lançá-los com o objetivo de tirar os carros do centro de São Paulo. Serão destinados R$ 4 bilhões para as obras, que estão previstas para começar em 2009 e terminar em 2010. O anúncio pode favorecer os candidatos à Prefeitura pelo PSDB e DEM - Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab. O edital com as licitações sai em 60 dias. Sob o nome de Programa de Desenvolvimento do Sistema Viário Estratégico Metropolitano de São Paulo, a proposta foi desmembrada em dois grandes pacotes de 19 obras. O primeiro, com 11 intervenções, prevê alternativas para a Marginal do Tietê. A principal medida é a criação de uma avenida paralela à Marginal com 17,5 km de extensão, começando na Avenida do Anastácio, passando pela Cruzeiro do Sul, atravessando a Engenheiro Caetano Álvares e terminando na Avenida Nadir Figueiredo. De acordo com o secretário-adjunto de Infra-Estrutura Urbana e Obras, Marcos Penido, a obra vai permitir melhorar o fluxo de veículos sobretudo na zona norte da capital. Diretor de Engenharia da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), Paulo Souza disse que a divisão do dinheiro a ser investido pela Prefeitura e pelo Estado ainda não está definida. TÚNEIS E PASSAGENS A Avenida Cruzeiro do Sul receberá uma ligação subterrânea até a Engenheiro Caetano Álvares. Serão dois túneis de 400 metros. "A intenção é de que a Cruzeiro do Sul seja tão importante quanto a Avenida dos Bandeirantes", disse Penido. Do outro lado da Marginal, a Avenida Tiradentes ganhará uma ligação de 8,5 km até a Aricanduva, com um viaduto sobre a Avenida Salim Farah Maluf (que deve ser transformada em uma via expressa), passando por trás do Estádio do Corinthians. O cruzamento da Tiradentes com a Ribeiro de Lima também terá uma passagem subterrânea. E um viaduto será construído na Aricanduva, sobre a Ragueb Choffi. Outros dois túneis entre a Avenida Domingos de Morais e a Avenida Sena Madureira vão criar "um eixo de ligação alternativo à Avenida dos Bandeirantes", disse Penido. Os túneis somam 990 metros. A última obra vai interligar a Raposo Tavares à Ponte Cidade Universitária pela Rua Alvarenga, que será transformada em expressa. Outra ponte, para absorver o tráfego, será construída ao lado da Cidade Universitária.

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