Recarga de bilhete único com cartão não funciona

PUBLICIDADE

Por Marcela Spinosa
Atualização:

Usuários do Metrô ainda não conseguem pagar a recarga do bilhete único com cartão de débito das redes Visa e Mastercard. O serviço está inoperante há 15 dias ou mais em 14 dos 15 postos de recarga visitados pela reportagem. Segundo o Metrô e a Planetek, empresa que opera o sistema, as máquinas funcionam normalmente e as falhas ocorrem em casos pontuais. Em 2008, os passageiros enfrentaram o mesmo transtorno quando as máquinas ficaram fora do ar. A compra de créditos com cartão de débito não funcionou entre outubro e novembro nas 55 estações do Metrô. Na época, a Planetek informou que o serviço seria retomado em meados de dezembro, quando terminaria a instalação de nova tecnologia para agilizar a recarga e evitar o aumento nas filas dos postos. "Desde que o sistema foi implantado, além de o tempo de pagamento ter caído de três para um minuto, só tivemos panes isoladas", disse o presidente da Planetek, Alexandre Bellizia. Mas a reportagem percorreu 15 estações do Metrô das linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 3 - Vermelha, sendo nove ontem e seis anteontem. De todas, apenas as máquinas do guichê da Estação Patriarca funcionavam. Nas outras, um cartaz informava que o sistema estava inoperante. Atendentes disseram que não havia previsão de quando o serviço voltaria. Até que o problema seja resolvido, a única opção é pagar em dinheiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.