Resumo do dia: prisão de funcionários da Vale, Bebianno, emergência nacional nos EUA

Entrevista de Damares, convocação de eleição na Espanha e publicação de FHC também foram destaques desta sexta-feira, 15

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Acompanhe as últimas notícias do dia Foto: Montagem/Estadão

SÃO PAULO - Funcionários da Vale foram presos nesta sexta-feira, 15, em dois Estados. Em Brasília, a crise em torno do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno continua. Já em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou emergência nacional para conseguir financiar a construção do muro.

Quer saber os fatos mais importantes do dia? Confira abaixo as principais notícias desta sexta:

Oito funcionários da Vale são presos

Barragem da Vale em Brumadinho rompeu no dia 25 de janeiro Foto: Douglas Magno/AFP

Oito funcionários da Vale foram presos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O rompimento da barragem de Brumadinho, no dia 25 de janeiro, deixou 166 mortos e 147 desaparecidos até o momento.

Bolsonaro decide manter Bebianno no governo, dizem aliados

Gustavo Bebianno, secretário-geral da Presidência Foto: Dida Sampaio/Estadão

Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro afirmam que ele decidiu atender aos apelos políticos e manter o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, no cargo. Ele está envolvido em suspeitas de desvios de recursos de campanhas do PSL e entrou em atrito com Carlos Bolsonaro, filho do presidente. 

Trump declara emergência nacional para construir muro

Publicidade

Trump declarou emergência nacional para poder realocar fundos e construir um muro na fronteira com o México Foto: AP Photo/ Evan Vucci

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou emergência nacional para financiar a construção de um muro na fronteira com o México - uma de suas promessas eleitorais, que, durante a campanha, o então candidato disse que seria paga pelo país vizinho.

Em entrevista a rádio, Damares aconselha pais de meninas a fugir do País para evitar violência

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves Foto: Wilson Dias/ AGÊNCIA BRASIL

PUBLICIDADE

O Brasil é o pior país da América do Sul para se criar meninas, afirmou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em entrevista a um rádio de João Pessoa. “Se eu tivesse que dar um conselho para quem é pai de menina, mãe de menina: foge do Brasil”, afirmou. “Você está no pior país da América do Sul para criar meninas.”

Fabrício Queiroz será investigado por grupo de combate à corrupção

Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PSL), em entrevista ao SBT antes de passar por cirurgia em São Paulo Foto: Reprodução/SBT

A investigação sobre a movimentação financeira suspeita de assessores do hoje senador e ex-deputado Flávio Bolsonaro (PSL), entre eles o ex-motorista Fabrício Queiroz, foi enviada nesta semana para o Grupo Especializado no Combate à Corrupção (Gaecc) do Ministério Público do Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio de Janeiro ordena que Flamengo feche o Ninho do Urubu

Prefeitura pede para o Flamengo fechar oNinho do Urubu Foto: Leo Correa/AP

A prefeitura do Rio ordenou que o Flamengo cumpra a ordem de 2017 para fechar por completo o Ninho do Urubu. O Estado confirmou a determinação com o órgão municipal assim que a reunião acabou das entidades que estudam e investigam a responsabilidade pela morte dos dez garotos da base do clube carioca.

Publicidade

Primeiro-ministro espanhol convoca eleições antecipadas para 28 de abril

Sánchez assumiu o governo espanhol em junho de 2018 Foto: Juan Medina / Reuters

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, convocou uma eleição nacional antecipada para o dia 28 de abril, depois de ser derrotado em uma votação crucial sobre o orçamento no Parlamento do país.

'Início de governo é desordenado. O atual está abusando', diz FHC

Fernando Henrique Cardoso desmentiu informação de que apoiaria Haddad no segundo turno. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o governo de Jair Bolsonaro está abusando da desorganização desde seu início, há um mês e meio. "Início de governo é desordenado. O atual está abusando", escreveu o tucano em sua conta no Twitter.

Lava Jato afirma que decisão de Gilmar vai acarretar prescrição de crimes de Paulo Vieira

Paulo Vieira de Souza deixa fórum criminal em São Paulo Foto: JF DIORIO / ESTADÃO

força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo afirmou que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes que manda ouvir novas testemunhas em ação penal contra o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza vai acarretar a prescrição de crimes pelos quais ele é acusado.

Para Alcolumbre, crise no governo não vai atrapalhar andamento da reforma da Previdência

Publicidade

O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) Foto: Dida Sampaio/Estadão

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a tensão instalada entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, que causou preocupações entre membros do governo e a base no Congresso, não atrapalha o andamento da reforma da Previdência nas Casas.

Newsletter

Para ficar bem informado, assine as newsletters do Estado e receba os destaques do noticiário por e-mail.