Réveillon na orla de Salvador deve ter um milhão de pessoas

Estão previstas queima de 20 toneladas de fogos de artifício e apresentações de 22 atrações musicais em 14 praias da cidade

Tiago Décimo, correspondente em Salvador

30 de dezembro de 2011 | 14h25

A Prefeitura de Salvador espera 1 milhão de pessoas nas festas gratuitas de réveillon que serão realizadas ao longo da orla e das ilhas de Salvador na noite de sábado, 31. Estão previstas queima de 20 toneladas de fogos de artifício e apresentações de 22 atrações musicais em 14 praias da cidade.

 

"Enquanto outras capitais litorâneas concentram o réveillon em uma praia, em Salvador fazemos a festa nos 65 quilômetros de orla. É o maior réveillon de praia do País", afirma o prefeito João Henrique Carneiro. "O réveillon de Salvador já se consagrou como mais um forte produto de atração turística da cidade."

 

Pelo menos 600 mil moradores e turistas devem participar da maior das festas, no Farol da Barra. Estão previstos 15 minutos de show pirotécnico e apresentações de Léo Santana, vocalista do Parangolé, do músico Magary Lord e da cantora Juliana Ribeiro.

 

Para a realização da festa, o policiamento no local será reforçado com 3,2 mil PMS e será instalada uma Delegacia Especial de Área, uma unidade móvel da Polícia Civil, para registrar as ocorrências.

 

A programação de réveillon do soteropolitano, porém, começou nesta sexta-feira, 30. Cerca de 20 mil pessoas lotaram a Igreja do Senhor do Bonfim, na última sexta-feira do ano, chamada Sexta-Feira da Gratidão, para agradecer pelas bênçãos obtidas ao longo do ano antes do início de 2012. Para receber todos os fiéis, a paróquia organizou dez missas ao longo do dia - a primeira foi realizada às 5 horas.

 

"Este é o momento de fechar um ciclo antes de iniciar o próximo", diz a funcionária pública aposentada Zélia Carletto, de 66 anos, que vai com a família, anualmente, de Santo Antônio de Jesus, onde mora, à Igreja do Senhor do Bonfim, na última sexta-feira do ano. "É um momento especial da família no ano."

 

Pôr do som. O primeiro pôr-do-sol de 2012 também será festejado no Farol da Barra. A cantora Daniela Mercury promove a 12ª edição de seu projeto Pôr do Som e se apresenta gratuitamente, com convidados, em homenagem aos músicos e compositores que influenciaram sua carreira. Desta vez, Daniela recebe Margareth Menezes e Paula Lima e presta uma homenagem a Chico Buarque.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.