REUTERS/Adriano Machado
REUTERS/Adriano Machado

Rio Grande do Sul tem primeiro caso de coronavírus; doença já está em sete estados e no DF

Brasil já tinha 30 casos confirmados na segunda-feira, 9, de acordo com boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde: 16 em SP, 8 no RJ, 1 no ES, outros 2 na BA, 1 caso em AL, 1 em MG e 1 no DF

Lucas Rivas, Especial para o Estado

10 de março de 2020 | 10h24
Atualizado 10 de março de 2020 | 12h18

PORTO ALEGRE - Um homem de 60 anos que voltou recentemente de viagem a Milão, no norte da Itália, é o primeiro caso do novo coronavírus registrado no Rio Grande do Sul. O paciente é morador de Campo Bom, na região do Vale dos Sinos, a cerca de 55 quilômetros de Porto Alegre. Conforme informações preliminares, ele apresentou sintomas quando retornou da viagem. No fim da manhã, a Secretaria Estadual da Saúde irá conceder uma entrevista coletiva para detalhar o caso. O diagnóstico ainda não foi computado pelo Ministério da Saúde

De acordo com a Prefeitura de Campo Bom, o paciente foi à cidade italiana para participar de uma feira. Ele voltou ao Brasil há cerca de duas semanas apresentando sintomas da doença e, por isso, buscou atendimento em um hospital da região e foi isolado imediatamente. "O paciente foi mantido em isolamento domiciliar, usou máscara entre familiares e nenhum dos parentes teve sintomas. Não temos o vírus circulando na sociedade", assegura a Secretária de Saúde de Campo Bom, Suzana Ambros.

O município informou também que o homem não apresenta mais sintomas da doença. O período de quarentena programado para ele se encerra nesta quarta-feira, 11, momento em que ele deixará o isolamento. A Prefeitura não considera o caso como "vencido" porque o paciente seguirá sendo monitorado pela equipe de saúde.

O Brasil já tinha 30 casos confirmados na segunda-feira, 9, de acordo com boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde: 16 em São Paulo, 8 no Rio de Janeiro, 1 no Espírito Santo, outros 2 na Bahia, 1 caso em Alagoas, 1 em Minas Gerais e 1 caso no Distrito Federal. Com este do Rio Grande do Sul, o total sobe para 31.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.