Ruy Mesquita recebe hoje prêmio no Rio

O jornalista Ruy Mesquita, diretor de Opinião do Grupo Estado, receberá hoje o prêmio Ícones da Comunicação, na categoria Liberdade, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). Ele será representado por seu filho, o jornalista Fernão Lara Mesquita, membro do Conselho de Administração do Grupo Estado, na cerimônia de entrega do prêmio, no 7.º Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade, no Rio. Os jornalistas João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, e Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração da Editora Abril, serão homenageados, respectivamente, nas categorias Conteúdo e Inovação.

, O Estado de S.Paulo

08 de abril de 2010 | 00h00

"O prêmio, para mim, tem a mesma importância que tiveram todos os demais que recebi durante os meus 60 anos de exercício da profissão: o de representar o reconhecimento de que estive à altura dos que me precederam nos postos que ocupei nesta empresa, que formaram meu caráter e minha competência para ocupá-los", disse Ruy Mesquita.

O jornalista, que começou a trabalhar na Redação como repórter em 1948, exerceu, entre outras funções, os cargos de redator e editor de Internacional do Estado e de diretor do Jornal da Tarde, desde a sua fundação, em 1966. Após a morte de seu irmão, Julio de Mesquita Neto, em 1996, assumiu a direção do Estado. Ruy Mesquita defendeu a liberdade de expressão durante o regime militar de 1964 e enfrentou a censura imposta pelo Ato Institucional nº 5.

A escolha dos premiados foi feita pelos presidentes das 35 entidades do mercado brasileiro de comunicação integrantes do Fórum da Indústria da Comunicação (Forcom) e pelos membros do Conselho de Ética e do Conselho Superior da Abap, do qual fazem parte nomes como Dalton Pastore, Alexandre Gama, Júlio Ribeiro, Nizan Guanaes e Roberto Duailibi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.