São Paulo está em estado de alerta por baixa temperatura

Defesa Civil informa que a capital registrou 12º C, mas a sensação térmica foi de 7ºC

Gheisa Lessa, do estadao.com.br,

08 de julho de 2012 | 13h55

Toda a cidade de São Paulo está em estado de alerta por baixa temperatura desde às 7h30 deste domingo, 8, de acordo com a Defesa Civil. O órgão informa que a capital registrou 12º C, mas a sensação térmica foi de 7ºC.

 

A Defesa Civil explica que nos meses em que a temperatura atinge cerca de 10ºC, com tendência de queda, os servidores das Coordenadorias de Assistência Social, garantirão o pronto atendimento social de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua e expostos às intempéries. A Guarda Civil Metropolitana também atuará no apoio ao encaminhamento das pessoas em situação de risco aos PRÓPRIOS municipais, como hospitais e abrigos.

 

Previsão

 

Este domingo, 8, é marcado por quedas de temperaturas e chuva em todo o País, além de geada na região sul, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O avanço de uma frente fria traz maior declive em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Devem acontecer geadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul ainda neste domingo, que segue parcialmente nublado e com possibilidade de chuva em áreas isoladas principalmente no leste do Paraná, informa o Inmet. O frio deve aumentar ao longo do dia, de acordo com o instituto.

 

Assim como no sul do País, os termômetros da capital paulista também registram queda de temperaturas ao longo deste feriado prolongado. O dia segue com garoa e chuva isolada com ventos moderados.

 

Na região nordeste, acontecem precipitações mais fracas no litoral, afirmam as previsões do Inmet. Entre o norte do Maranhão e o norte da região norte o dia será com variação de nebulosidade e pancadas de chuva. O ar fica seco entre o norte de Goiás, nordeste de Mato Grosso, Distrito Federal, sul do Paraná , do Maranhão e do Piauí, além do oeste da Bahia e no Tocantins.

 

Feriado

 

O feriado de 9 de Julho terá tempo nublado de chuva no litoral paulista, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Durante a tarde, a segunda-feira, 9, registra pequeno aumento de temperaturas, mas a elevação não será suficiente para diminuir a nebulosidade em todo o Estado de São Paulo.

 

Já a região sul deve continuar com frio intenso ao longo da próxima segunda, informa o Cptec. De acordo com o Centro de Previsão, as condições meteorológicas são favoráveis à formação de geada no Planalto e Serra do Nordeste do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul de Santa Catarina assim como no Sul do Paraná.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.