MetSul/Divulgaçao
MetSul/Divulgaçao

Serra catarinense tem geada e temperaturas abaixo de 3°C 

Segundo meteorologista, frio fora de época deve-se a uma massa de ar polar continental que avançou em direção ao continente

Luciano Nagel, Especial para O Estado

04 de dezembro de 2018 | 10h47

PORTO ALEGRE - O amanhecer desta terça-feira, 4, nas cidades da região dos Campos da Serra em Santa Catarina foi gélido e teve até geada. "O frio fora de época deve-se a uma massa de ar polar continental que avançou do polo em direção ao continente e por isso manteve esse comportamento típico de inverno", explicou a meteorologista Stael Sias da MetSul. 

A massa de ar polar é um fenômeno extenso e atuou fortemente nesses últimos dias na região Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai

Para se ter uma ideia, em Buenos Aires, capital da Argentina, o último dia 2 foi marcado por um intenso frio na cidade portenha. Desde 1999 Buenos Aires não registrava temperaturas tão baixas: 9,2°C. 

Já na Serra Catarinense, na manhã desta terça, geou nos municípios de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici. Em São Joaquim, a mínima foi de 2,5°C, em Urubici fez 1,9°C, Bom Jardim da Serra, 2,6°C e Urupema registrou apenas 1,2°C. Este foi o segundo dia consecutivo de geada na região. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.