Serra da Canastra receberá investimento de R$13 milhões

Expectativa é que verba impulsione turismo ecológico, melhorando as condições de tráfego no Parque

Marcela Bourroul Gonsalves, estadão.com.br

12 Setembro 2011 | 19h33

SÃO PAULO - O Ministério da Integração Nacional irá investir cerca de R$ 13 milhões para revitalização de estradas internas do Parque Nacional da Serra da Canastra (Parnacanastra), em São Roque de Minas, onde se encontram as nascentes históricas do rio São Francisco. A autorização para abertura de procedimento licitatório para execução das obras foi assinada na última sexta-feira, 9.

A expectativa é que os investimentos impulsionem o turismo ecológico no local, melhorando as condições de tráfego no Parque. Entre os objetivos das obras estão corrigir as deficiências nos trechos avaliados, envolvendo traçado, solução geotécnica e geológica, projetos de terraplenagem, drenagem, preservação do meio ambiente e segurança viária. Numa extensão de 190,85 km, serão 176,73 km de revestimento primário, 6,0 km em calçamento tipo bloquete e 8,12 km de acessos exclusivos para pedestres.

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado por Decreto Federal, em 1972, para recuperar, proteger e preservar uma área total de 200 mil hectares, onde são abrigadas as primeiras nascentes do São Francisco. A região apresenta flora com espécies que só nascem e proliferam naquele habitat e espécimes da fauna consideradas em extinção, como o tatu-canastra, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o pato-mergulhão.

Mais conteúdo sobre:
Serra da Canastra investimento turismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.