Serra tenta 'conquistar a confiança dos baianos'

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi a Salvador para receber o título de cidadão soteropolitano, dado pela Câmara Municipal. No evento, ele disse que não estava ali para receber votos, mas para tentar "conquistar a confiança dos baianos".

Tiago Décimo / SALVADOR, O Estado de S.Paulo

29 de setembro de 2010 | 00h00

O tucano citou grandes nomes da literatura baiana, aproveitando para criticar as tentativas de cerceamento da liberdade de imprensa. "Como não citar o grande poeta Gregório de Matos, que nenhuma censura conseguiu calar? Ele exerceu com lucidez e clareza sua crítica política, pagou o preço pela sua ousadia, mas deixou uma obra imortal", lembrou. "Desconfio que, se Gregório existisse ainda hoje, talvez algum dos censores que andam por aí tentasse calá-lo."

Depois da cerimônia na Câmara, Serra seguiu para a Cúria Metropolitana, onde se reuniu com dom Geraldo Magella Agnelo, cardeal de Salvador e arcebispo-primaz do Brasil. Agnelo entregou ao candidato cópia da Declaração Sobre o Momento Político Nacional, documento elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para, segundo o texto, "ajudar os eleitores no discernimento de seu voto". A declaração prega o voto em "pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana".

"O documento expressa meu próprio pensamento", afirmou Serra. "Jesus Cristo é a verdade e a justiça. Isso corresponde à minha prática de vida, à minha prática política. Não sou um cristão de véspera de eleição, de boca de urna. Se a política brasileira tivesse verdade e justiça, o País seria muito melhor."

O tucano disse que sempre esteve confiante na sua participação no segundo turno. "Vai haver segundo turno, mas não me guio por pesquisas", afirmou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.