Shopping Iguatemi é 15ª área comercial mais valorizada do mundo

O Brasil está entre os países compontos comerciais mais valorizados do mundo, segundo a pesquisaMain Streets Across the World, feita anualmente pela empresaamericana de consultoria imobiliária Cushman & Wakefield. O Paísocupa a 15.ª posição no ranking mundial com o Shopping Iguatemi,à frente de Itália, Canadá e Espanha, por exemplo. E para PaulWeeks, diretor de Negócios Imobiliários da empresa, "o Brasilpoderia ficar entre os dez primeiros". Nova York, Hong Kong e Paris lideram a pesquisa, quepode servir de base às empresas que pretendam se instalar emoutros países. Em outra recente pesquisa da consultoria,empresas européias elegeram a capital paulista como uma dascidades em que se pretendem instalar nos próximos cinco anos. A desvalorização do real afetou a colocação do Brasil noranking este ano. Em 2000, estava em 14.º lugar. A Cushmanavalia os países de acordo com o preço de locação, em dólar, dosprincipais pontos comerciais. Além do Shopping Iguatemi, forampesquisados no Brasil o Morumbi Shopping, a Rua Oscar Freire, noJardim Paulistano, a Rua Direita, no centro da cidade, e oShopping Rio Sul, no Rio de Janeiro. Para o presidente da Associação Brasileira de ShoppingCenters (Abrasce), Paulo Stewart, o resultado da pesquisa afirmao potencial desse tipo de comércio no Brasil. Mas ele lembra quenem todos os shoppings do País vivem a realidade dos queparticiparam do levantamento. "Foram escolhidos três lugaresmuito bem sucedidos", diz. O valor do metro quadrado do Iguatemi, segundo apesquisa, chega a US$ 1.755. O diretor-superintendente daIguatemi Empresa de Shopping Centers, Carlos Jereissati Filhoexplica: "Estamos no coração da região mais rica da cidade emais rica do País." Ainda de acordo com Jereissati, paragarantir o sucesso do shopping foram investidos cerca de R$ 100milhões nos últimos 20 anos.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.