TAM poderá comprar 31% da Trip

A TAM pretende adquirir cerca de um terço da companhia aérea regional Trip, transformando um acordo de compartilhamento de voos acertado em 2004 em uma aliança estratégica mais profunda.

REUTERS

30 Março 2011 | 10h45

A companhia, que ao mesmo tenta fazer com que sua fusão com a LAN seja aprovada por autoridades chilenas, informou nesta quarta-feira que assinou carta de intenções com a Trip para criar uma aliança estratégica que poderá resultar na compra pela TAM de 31 por cento do capital da parceira.

Segundo a TAM, o acordo prevê que a maior companhia aérea do Brasil poderá comprar 25 por cento das ações com direito a voto da Trip e o restante em papéis preferenciais.

O banco BTG Pactual está atuando como assessor financeiro exclusivo, e o escritório Barbosa, Mussnich & Aragão Advogados presta assessoria legal à TAM, diz a companhia. Já a Trip tem o Bradesco BBI como assessor financeiro e o escritório Souza, Cescon, Barrieu, & Flesch Advogados como assessor legal.

Procurada, a TAM não informou o tamanho do investimento na aquisição ou prazos. A Trip não comentou o assunto de imediato.

O anúncio desta quarta-feira acontece depois que o presidente da TAM, Líbano Barroso, afirmou em meados deste mês a analistas que as negociações com Trip envolviam apenas uma ampliação do acordo de compartilhamento de voos.

A Trip foi criada em 1998 e é controlada pelos grupos de transporte rodoviário Caprioli e Águia Branca. Em 2008, a empresa firmou sociedade com a norte-americana SkyWest. A empresa afirma ser a maior companhia aérea regional da América do Sul, focada em aeronaves de até 110 lugares.

A Trip atende a 82 destinos do Brasil e tem uma frota de 43 aeronaves. Em 2012, a companhia estima elevar o número de aviões para 70 aeronaves, das quais 43 aeronaves turboélice da francesa ATR e 27 jatos da Embraer.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Mais conteúdo sobre:
AEREASTAMTRIP*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.