Tragédia em Santa Maria (RS) desperta rede de solidariedade: veja como ajudar

Incêndio matou 231 pessoas em boate durante a madrugada deste domingo; autoridades pedem doações de água, papel higiênico, remédios e bolsas de sangue

O Estado de S. Paulo

27 Janeiro 2013 | 16h59

Atualizada às 16h51

SÃO PAULO - O incêndio que matou ao menos 231 pessoas na boate Kiss na madrugada deste domingo, 27, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, está mobilizando uma rede de  ajuda para o atendimento às vítimas e o trabalho de identificação dos mortos. Um centro de informações foi montado na área externa do Centro Desportivo Municipal (CDM), onde podem ser feitas doações de água, papel higiênico, álcool gel e medicamentos (Dipirona, Paracetamol, Isordil, AAS, Diazepam e Captopril).

Também é possível entregar os materiais em diversos pontos de Santa Maria e de cidades vizinhas, onde hospitais pedem doadores de sangue para os feridos na tragédia e para repor os seus próprios estoques, defasados por conta dos repasses. Veja abaixo os locais e contatos para doações:

Centro Desportivo Municipal
O que doar: água, papel higiênico, máscaras, álcool gel e luvas. A indicação da Defesa Civil é que os voluntários cheguem por volta das 19h, para revezarem com as pessoas que já estão no local e evitar tumultos.

Endereço: Rua Appel, 795, Bairro Fátima 

Defesa Civil Estadual 
está organizando uma lista de voluntários da área da saúde de Porto Alegre que queiram ajudar em Santa Maria. O interessados devem entrar em contato com os telefones (51) 3210 4219 ou (51) 3210 4349 e fazer um cadastro.

Empresa de ônibus ajuda na coleta
A empresa Helios que faz a linha Erechim - Santa Maria está fazendo coleta de doações. 
A viação pede que medicamentos (captopril, diazepam, AAS), água, luvas, papel higiênico sejam entregues às 17h30 para o motorista na rodoviária de Erechim: medicamentos (captopril, diazepam, AAS), água, luvas, papel higiênico. Profissionais de saúde com comprovação terão passe livre para auxiliar as vítimas.

Horário dos ônibus: 17h30 - 0h30
Endereço: R. Sergipe, 198 - Centro, Erechim. Telefone: (54) 3321-1522

Rodoviária de Cruz Alta libera passagens para voluntários da área da saúde
A Planalto Passagens liberou passagens para voluntários da área da saúde que moram em Cruz Alta e desejam auxiliar em Santa Maria.
Os ônibus em direção a Santa Maria sem nos seguintes horários:18h40min, 20h30min e 21h15min.

Endereço: Avenida Plácido de Castro, 536 - Bonini. Telefone: (55) 3322-6770

Câmara de Vereadores de Santa Maria
A Câmara de Vereadores de Santa Maria informa que estão recebendo doações de água, papel higiênico, luvas, máscaras, álcool gel e e medicamentos como Dipirona, Paracetamol, Isordil, AAS, Diazepam e Captopril.

Endereço: Rua Vale Machado, 1415, Centro  Santa Maria - (55) 3220-7200 

DOAÇÕES DE SANGUE

Hemocentro Regional de Santa Maria
Endereço: Alameda Santiago do Chile, 35, Nossa Senhora das Dores. O hemocentro informa que possui bolsas suficientes no momento, mas solicita que os voluntários concentrem suas doações a partir de amanhã, para que o estoque fique abastecido durante a  semana no caso de cirurgias e transfusões.

Hemopasso de Passo Fundo
A unidade, que encaminhou grande quantidade de bolsas de sangue para Santa Maria, convoca doares de Passo Fundo a se dirigirem ao órgão nesta segunda-feira, 28, a partir das 8h, para ajudar na reposição do estoque.

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1055, Passo Fundo.Telefone: (54) 3317-2185

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.