Hannah Mckay/Reuters
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Uber permitirá gravação de áudio para relato de problema durante viagem

Novas ferramentas de segurança, que começam a funcionar a partir dos próximos meses, foram anunciadas em evento em SP nesta quarta-feira, 6

Renata Okumura, O Estado de S.Paulo

06 de novembro de 2019 | 15h30

SÃO PAULO - Passageiros e motoristas parceiros da Uber vão contar com novas ferramentas de segurança a partir dos próximos meses no Brasil e também em outros países do mundo, onde funciona o serviço de aplicativo de transporte particular. Em algumas locais, como o Chile, já há projeto-piloto em andamento. Recentes casos de roubos e sequestros de motoristas de apps e passageiros em várias cidades do Brasil têm pressionado as empresas do setor a reduzirem os riscos relacionados ao serviço. 

Entre as novidades, estão as possibilidades de gravar áudio durante a viagem e checagem de documentos de passageiros, no caso de pagamento em dinheiro. "A habilidade de gravar áudio é uma das coisas mais importantes anunciadas. A gravação pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu de errado durante uma viagem", disse Sachin Kansal, diretor global de produtos de segurança da Uber.

A gravação poderá ser feita por meio de um botão na central de segurança do aplicativo, antes e durante a viagem, em algumas regiões. O arquivo poderá ser enviado para a Uber. O conteúdo criptografado ficará armazenado no aparelho de quem efetuar a gravação, mas só a empresa terá acesso, caso seja enviado o áudio. O material poderá, posteriormente, auxiliar autoridades em investigações. "A Uber tem a chave da criptografia e só tem acesso ao conteúdo se o usuário ou o motorista enviar o áudio para a empresa", afirmou Kansal.

Para prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo,  o usuário que não tem adicionados meios de pagamentos digitais no seu app deverá submeter um documento de identificação, que terá as informações conferidas, antes da realização da viagem. O projeto-piloto do Doc Scan já está funcionando no Chile. Deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre do ano que vem. 

Outro recurso de segurança é a solicitação de senha (PIN), que ajudará o usuário a verificar sua viagem. Para ter certeza de que está entrando no carro certo, o usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem. Futuramente, o número recebido passará automaticamente pelo aparelho do motorista e o passageiro receberá uma confirmação por celular. Neste caso, é necessário que os dois aparelhos estejam próximos. 

Também haverá mudanças no recurso de selfie do motorista. Já existe essa ferramenta, mas a verificação em tempo real será mais ampla. Alguns movimentos como piscar os olhos, sorrir e movimentar a cabeça para os lados serão solicitados. O objetivo é verificar se o motorista é aquele cadastrado no aplicativo.

Outra ferramenta é a possibilidade de checagem de rota. Ao identificar uma parada longa ou não prevista na rota, a empresa irá enviar uma mensagem ao motorista e ao passageiro. Após checagem, a empresa pode direcioná-los para ferramentas de segurança que podem ajudá-los a obter o apoio necessário.

Além disso, o usuário poderá denunciar um problema ainda durante o trajeto. Após o término da viagem, receberá contato da Uber. A empresa também afirma que haverá a integração do botão 'Ligar para a Polícia' com forças policiais com compartilhamento automático da localização em algumas regiões.

"No México, estamos trabalhando com autoridades policiais para que os serviços de emergência recebam as informações sobre o carro e localização em tempo real de uma viagem, sempre que alguém apertar o botão 'Ligar para a Polícia'. Podemos expandir a ação para outros países", afirmou Lourdes McLoughlin, diretora responsável pela área de Relacionamento com as Autoridades Policiais na América Latina. O serviço de aplicativo promete ainda investir R$ 5 milhões nos próximos três anos em ações contra a violência contra a mulher.

Atualmente, o Uber tem mais de quatro milhões de motoristas parceiros e aproximadamente 104 milhões de passageiros cadastrados em todo o mundo. As medidas de segurança foram anunciadas nesta quarta-feira, 6, na capital paulista, durante o primeiro evento da empresa sobre o tema na América Latina.

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