Vacinação contra gripe atinge 35% dos idosos em SP

A Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos atingiu cerca de 1,2 milhão de pessoas com 60 anos ou mais em todo o Estado de São Paulo, antes do final da campanha. O número equivale a 35% dos 3,6 milhões de idosos do Estado - meta estabelecida pela Secretaria paulista de Saúde - mas pode ter sido maior, chegando a 1,8 milhão de pessoas.Tanto o Ministério da Saúde como as Secretarias Estaduais deverão divulgar na próxima terça-feira o resultado final da vacinação em massa de idosos contra a gripe, realizada neste sábado em todo o País. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar contra a gripe 11 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 70% dos 15,7 milhões de idosos do País. Informações dos Estados até o final desta tarde davam conta que o comparecimento de pessoas nos postos foi considerada muito boa.O investimento do Ministério da Saúde na campanha, que vai até o dia 5 de maio próximo, é de R$ 130,5 milhões, dos quais R$ 118,6 milhões foram aplicados na compra de 18,6 milhões de doses contra o vírus influenza. O restante dos recursos foi utilizado na aquisição de 240 mil doses contra pneumococos, de 4 milhões de doses contra difteria e tétano e de 1 milhão de doses contra febre amarela. Essas outras vacinas serão utilizadas para fazer a atualização da carteira de vacinação dos idosos. Também serão repassados R$ 4,8 milhões aos Estados e municípios para ações de mobilização.O Ministério da Saúde, em parceria com Estados e municípios, mobilizou 251 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 73,7 mil postos de vacinação em todo o país, entre 8h e 17h. Foram utilizados 27,7 mil veículos, incluindo carros e barcos para a locomoção das equipes, além de um avião.Somente em São Paulo, os idosos tiveram à disposição cerca de 6.300 postos. A distribuição e a aplicação das doses envolvem cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em asilos. Em 2005, o Estado teve 77,7% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

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