Vídeo mostra bonde trafegando na contramão em Santa Teresa

Imagens publicadas em julho mostram que condutor e passageiros se divertiram com a falha

Marília Lopes e Solange Spigliatti , estadão.com.br

31 Agosto 2011 | 11h42

SÃO PAULO - Um vídeo publicado na internet em julho mostra que um defeito nos trilhos fez um bondinho de Santa Teresa, no Rio, trafegar na contramão. Nas imagens, após tentarem entender porque o bonde não trocou de trilho, o condutor decide trafegar na contramão. Ele e os passageiros se divertem com a situação.

 

Nesta quarta-feira, foi divulgado que o bonde que saiu dos trilhos e tombou no sábado, matando cinco pessoas e ferindo 57, já tinha passado or várias manutenções durante o mês de agosto, segundo relatório da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (Central), ligada à Secretaria de Transportes do Estado.

 

O veículo foi para a manutenção 13 vezes durante o mês, cinco delas para consertar o freio. No dia 18, todas as quatro sapatas, uma peça que trava a roda, foram trocadas e duas apresentaram problemas durante os testes, no dia 20.

 

No dia seguinte, 21, o bonde deixou de sair por problemas no freio e só voltou a operar no dia 25, com a substituição de uma nova sapata. A última revisão antes do acidente aconteceu no dia 25, quando outra sapata foi substituída por nova.

 

De acordo com a Secretaria, será contratada uma instituição pública na área de engenharia, com especialização nas áreas de frenagem e engenharia mecânica, para realizar auditoria no sistema em geral - via permanente, carros, pantógrafo - a fim de avaliar os investimentos e estudos já feitos e propor as mudanças necessárias.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.