Voos são desviados para Rio e Campinas

O temporal provocou atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, e no Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital. Os reflexos foram sentidos principalmente nos aeroportos do Rio e no de Campinas, para onde os aviões acabaram desviados.

TALITA FIGUEIREDO, BRUNO TAVARES e TATIANA FÁVARO, O Estadao de S.Paulo

09 de setembro de 2009 | 00h00

Dos 1.847 voos programados entre 0h e 19h de ontem, 680 (36,8%) tiveram atrasos superiores a 30 minutos e 114 (6,2%) haviam sido cancelados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os aeroportos de Cumbica e Congonhas registravam 54,9% e 44,3% de atrasos, respectivamente. Num dia normal, o índice gira em torno de 5%.

Durante todo o dia, no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, responsável pela maior parte dos voos da ponte aérea, houve longas filas no embarque. Vinte e três voos foram cancelados até o início da noite e houve atrasos de mais de seis horas. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, também houve atrasos e cancelamentos.

O casal de professores de educação física Eduardo Kitaka, de 28 anos, e Renata Moreira, de 29, não conseguiu embarcar de volta para Curitiba. Eles passaram o feriado no Rio, onde Kitaka participou da Meia Maratona Internacional. Ao chegar ao Santos Dumont, descobriram que o avião da TAM que viria de São Paulo e os levaria de volta para casa não conseguiu chegar ao Rio. O voo foi cancelado.

"A sorte é que temos amigos aqui e não vamos precisar pagar hotel. Ainda assim é um transtorno, porque tivemos de ligar para nossos trabalhos e dizer que só conseguiremos chegar amanhã (hoje) à noite", contou Renata.

Doze voos foram desviados de São Paulo para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Desses, 11 chegariam a Guarulhos e um a Congonhas, segundo a Infraero.

Viracopos operou por instrumentos em um pequeno período da manhã, cujo horário não foi informado. Das 15h às 17h, o aeroporto voltou a operar por instrumentos para pousos e decolagens. Um voo foi cancelado e 16 tiveram atraso de pelo menos meia hora.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.