PUBLICIDADE

Blocos tomam conta das ruas do Rio no fim de semana

Folia ocorreu em diversos pontos da cidade, embalada por diferentes ritmos e fantasias; Aterro do Flamengo recebeu festa inspirada nos maracatus do Recife

Por Mariana Durão
Atualização:

RIO - A três fins de semana do carnaval, os ensaios de blocos de rua tomaram conta do fim de semana carioca. Na zona sul, a folia foi iniciada ao meio-dia neste domingo pelo desfile do Só Caminha, no Humaitá. Pelas ruas da zona norte passaram a Banda do Jiló, na Tijuca, o Bigode Esticado, no Méier, o Vai tomar no Grajaú, no Grajaú, e o Xodó da Piedade, em Piedade.

Orquestra Voadora abriuo ensaio do seu cortejo de carnaval no Museu de Arte Moderna (MAM), também no Aterro do Flamengo Foto: Fabio Motta/Estadão

PUBLICIDADE

O Tambores de Olokun – referência ao orixá dos mares – fez ensaio aberto no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio. Inspirado nos maracatus do Recife, obloco foi fundado em 2012 pelo percussionista Alexandre Garnizé. Além do batuque dos ritmistas, a roda das catitas – apelido dado às dançarinas do bloco – e suas roupas coloridas se destacam no encontro do Tambores. O desfile será no dia 18.

O bloco Sereias da Guanabara manteve o horário e local de seu desfile em segredo até poucas horas antes da concentração, às 15h, na Praça XV, no centro do Rio.Os foliões convocados para “esquentar as escamas para o carnaval” via Facebook entraram no clima fundo do mar e se fantasiaram de peixe, netuno, sereia, com muitas conchas e afins para o evento batizado de “segundo mergulho” do bloco, que desfila beirando a Baía de Guanabara, em homenagem a Iemanjá.Em lugar de ritmistas, uma bicicleta com caixa de som toca ritmos latinos e música brasileira em uma festa que promete ir até a meia-noite.

No fim da tarde foi a vez da Orquestra Voadora abrir o ensaio do seu cortejo de carnaval no Museu de Arte Moderna (MAM), também no Aterro do Flamengo. A banda promove a mistura de ritmos como rock, funk, pop e jazz com os já tradicionais frevo, samba e maracatu. Em seu último desfile de carnaval, a Orquestra arrastou mais de 25 mil pessoas.

Controle. A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Na tarde deste domingo, foram apreendidos um carrinho de mercado, além de 39 bebidas alcoólicas diversas e 9 garrafas de água. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.