AP Photo / Leo Correa
AP Photo / Leo Correa

Bola Preta e Banda de Ipanema tomam conta do Rio neste sábado

Obras para Olimpíada mudam endereço do tradicional cordão; ao todo, 386 blocos vão desfilar na cidade

Fábio Grellet, O Estado de S. Paulo

06 de fevereiro de 2016 | 03h00

RIO - No Rio de Janeiro a folia dos blocos começou em janeiro, mas nos próximos quatro dias as opções se multiplicam: 386 blocos vão desfilar pela cidade - 93 neste sábado, 6, mais 93 no domingo, 7, 97 na segunda-feira e 103 na terça.

A grande maioria deles é superlotado e exige disposição - para enfrentar o calor - e cuidados para evitar furtos e fugir de tumultos. Mas não falta gente bonita, música e descontração.

O mais tradicional de todos, criado há 98 anos, é o Cordão da Bola Preta, que deve reunir 1,5 milhão de foliões pelas ruas do centro a partir das 9h30 deste sábado.

Tradicionalmente reunido na Cinelândia, o Bola mudou de endereço devido às obras para a Olimpíada e vai desfilar pelo corredor da rua Primeiro de Março e avenida Presidente Antonio Carlos. A corte do Bola é composta pela cantora Maria Rita (madrinha), o cantor Neguinho da Beija Flor (padrinho), a atriz Leandra Leal (porta-estandarte), a porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso (musa das musas), o compositor João Roberto Kelly (embaixador do carnaval bolapretense) e a funkeira Anitta (rainha).

O outro desfile tradicional deste sábado é da Banda de Ipanema, que desfila pela orla do bairro da zona sul a partir das 17h30. Atualmente bastante prestigiado pelo público GLTB, o desfile deve atrair 100 mil pessoas. O Bloco do Barbas, em Botafogo (zona sul), e o Céu na Terra, em Santa Teresa (centro), são outras opções tradicionais.

Quem prefere variar os ritmos e gosta de funk pode optar pelo Bloco da Favorita, que desfilará pela orla de Copacabana (zona sul) a partir da Rua Julio de Castilho, às 9 horas, ou pelo Carrossel de Emoções, na avenida Lucio Costa, na Barra da Tijuca (zona oeste), às 10 horas.

Outras opções deste sábado são o Cordão da Prata Preta (Praça Coronel Assumpção, na Gamboa, a partir das 18h), o Mulheres de Zeca (Parque Madureira, na zona norte, a partir das 17 horas) e o Empolga às 9 (Avenida Atlântica, na altura do Posto 6, a partir das 10 horas).

Entre as 93 opções de domingo tem o Simpatia é Quase Amor (às 15h30 em Ipanema), Toca Rauuuul! (às 18 horas na Praça Tiradentes, no centro), e o Que Merda é Essa? (às 14 horas na Rua Garcia D’Ávila, em Ipanema). Para se deslocar pelo Rio é preferível usar o metrô, que funcionará ininterruptamente até as 23h de terça-feira.

Sábado

Cordão da Bola Preta

Às 9h, na esquina das Ruas 1º de Março e Buenos Aires.

Banda de Ipanema

Às 17 h, na esquina das Ruas Jangadeiros e Gomes Carneiro.

Domingo

Simpatia é Quase Amor

Concentração às 15h30, na Praça General Osório, Ipanema.

Cordão do Boitatá

Concentração às 8h30, na Praça XV, no centro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.