Wilton Junior/Estadão
Wilton Junior/Estadão

Com 43,6ºC, Rio de Janeiro tem recorde de temperatura dos últimos seis anos

Inmet também registrou recorde de calor deste ano no Rio, com temperatura de 41,4°C na Marambaia, na zona oeste; Previsão para o final de semana, porém, é de chuva e tempo mais fresco

Fábio Grellet, O Estado de S.Paulo

02 de outubro de 2020 | 19h24

RIO - O município do Rio de Janeiro registrou nesta sexta-feira, 2, ensolarada o dia mais quente dos últimos seis anos, pelo menos. Segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, a temperatura chegou a 43,6°C às 15h30 em Irajá, na zona norte, e a sensação térmica foi ainda maior: 49,4°C, no mesmo bairro.

Os 43,6°C em Irajá são a maior temperatura registrada desde o início da medição pelo Alerta Rio, em 2014. Até então, o recorde era de 42,9°C, na estação de Guaratiba (zona oeste), em 31 de dezembro de 2016.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também registrou recorde de calor, mas apenas deste ano. Segundo o instituto, a temperatura chegou a 41,4°C na Marambaia, na zona oeste. O recorde anterior de 2020 era de 40,2°C, atingidos apenas cinco dias antes, em 27 de setembro.

A previsão para o final de semana, porém, é de chuva e tempo mais fresco. Segundo o Instituto Climatempo, a temperatura não deve passar dos 30°C e vai haver pancadas de chuva a partir da tarde. A quantidade prevista de chuva é pequena: apenas 5 mm. No domingo deve chover o dia todo e a temperatura máxima não passará de 25°C.

  

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.