PUBLICIDADE

Guardas municipais impedem festa clandestina para 200 pessoas em barco na orla do Rio

Evento irregular ocorria na Urca, zona sul carioca; município já teve 8.448 autuações por descumprimento de regras sanitárias

Por Daniela Amorim (Broadcast)
Atualização:

RIO – Agentes da Prefeitura do Rio impediram na tarde desta sexta-feira, 2, a realização de uma festa clandestina para 200 pessoas em um barco na orla da Urca, na zona sul. Nos primeiros oito dias do recesso sanitário para combater a disseminação da covid-19 na cidade, o município já registrou 8.448 autuações por descumprimento de medidas restritivas em vigor.

A festa no barco foi detectada pelo setor de inteligência da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que acionou uma equipe da Guarda Marítima Municipal para fazer a fiscalização. Os agentes identificaram que os clientes seriam levados à embarcação através de um píer clandestino, que foi interditado. A Guarda Municipal, com apoio da Capitania dos Portos, impediu a entrada de suprimentos para a festa, marcada para começar às 16h. O evento teria oito horas de duração e consumo de bebida liberado.

Mureta da Urca é um dos pontos de atenção contra a aglomeração de pedestres Foto: REUTERS/Lucas Landau

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, foram realizadas 1.085 autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Onze estabelecimentos foram fechados, e 54 restaurantes, bares e ambulantes foram multados. Em oito dias de recesso sanitário, já foram interditados 100 estabelecimentos que descumpriram as determinações, e outros 513 foram multados.

Desde o último dia 26 de março, um decreto municipal proíbe ou restringe o funcionamento de atividades não essenciais. Bares e restaurantes não podem abrir para consumo presencial, apenas para entrega. As praias também estão fechadas ao lazer, sendo permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta sexta-feira, 2, a prorrogação das medidas restritivas em vigor no município do Rio de Janeiro até o fim da próxima quinta-feira, 8 de abril. A partir da 0h de sexta-feira, as restrições podem ser relaxadas. No entanto, as escolas estão liberadas para funcionar já nesta segunda-feira, 5.

O governo do estado divulgou nesta sexta-feira que a situação da pandemia se encontra em risco muito alto no Rio de Janeiro, com bandeira roxa. Houve aumento no número de óbitos e de internações por síndrome respiratória aguda grave no estado. As taxas de ocupação de leitos na sexta-feira estavam em 90% para UTI, e em 80,7% para enfermaria.

O governo estadual inaugurou neste sábado, 3, o Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que começará a funcionar ainda parcialmente. O estado tinha 1.228.026 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 360.678 imunizadas com a segunda dose da vacina contra a covid até 9h desta sexta-feira.

Publicidade