Polícia indicia cinco pessoas que tentaram impedir missa no Dia da Consciência Negra

Grupo tentou impedir uma missa em comemoração ao Dia da Consciência Negra na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Glória, zona sul do Rio

PUBLICIDADE

Foto do author Marcio Dolzan
Por Marcio Dolzan
Atualização:

RIO - A Polícia Civil do Rio indiciou cinco pessoas pelos crimes de intolerância religiosa e racismo. No ano passado, o grupo tentou impedir uma missa em comemoração ao Dia da Consciência Negra na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Glória, bairro da zona sul do Rio. O padre que comandava a cerimônia quase foi agredido.

O caso foi investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Segundo as testemunhas, na ocasião o grupo entrou na igreja,  procurou o padre e disse que a celebração não poderia acontecer, "uma vez que havia elementos afro-brasileiros na liturgia".

A celebração é realizada há 15 anos na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Benjamin Constant Foto: Google Street View

Ainda segundo as testemunhas, integrantes do grupo acusado chegaram a rezar em latim em voz alta, impediram o padre de realizar o rito e um deles tentou agredir o religioso.

Os acusados foram indiciados pelos crimes de intolerância religiosa e racismo. Além disso, um deles vai responder por "vias de fato", já que tentou agredir o padre.