PUBLICIDADE

Polícia prende suspeito de ter atacado UPP Santa Marta

Ação ocorreu no dia 28 de maio, quando tiros foram disparados contra policiais no Beco do Jabuti; unidade é considerada modelo

Por Carina Bacelar
Atualização:

RIO - A polícia prendeu na noite desta quarta-feira, 1º, um suspeito de ter realizado um ataque a tiros contra policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, em maio deste ano, o primeiro registrado desde a ocupação da comunidade, em 2008.

De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), policiais da UPP patrulhavam a localidade Casa Quebrada quando abordaram dois adolescentes. Um deles foi reconhecido pela participação nos ataques.

A UPP do Santa Marta, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, foi a primeira a ser inaugurada e é considerada até hoje um 'modelo' para todo o Estado Foto: Governo do Rio de Janeiro/Divulgação

PUBLICIDADE

A dupla tentou subornar os policiais, oferecendo R$ 5 mil para não serem apreendidos. Acabaram, entretanto, sendo levados para a 10ª Delegacia de Polícia (Botafogo) e autuados por ato análogo a tráfico, colaboração para o tráfico, corrupção ativa e ameaça. Com eles, foram apreendidos um radiotransmissor, 55 trouxinhas de maconha e 96 papelotes de cocaína.

Os confrontos entre criminosos e policiais, constantes em comunidades com UPPs, não aconteciam no Santa Marta desde a implantação pioneira do programa de polícia pacificadora.

De acordo com a CPP, no dia 28 de maio, policiais militares foram alvo de disparos no Beco do Jabuti. Os agressores fugiram. O caso é investigado pela 10ª DP.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.