Paulo Araújo/Estadão
Paulo Araújo/Estadão

Rio deve receber 425 mil turistas nesta temporada

Durante todo o Carnaval, a Riotur estima a presença de 7 milhões de pessoas nas ruas do Rio

Denise Luna, O Estado de S.Paulo

22 de fevereiro de 2020 | 13h36

RIO - A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) aguarda para este mês a chegada de mais de 100 mil turistas vindo de 12 navios que vão atracar no Porto do Rio, no Centro da cidade. A previsão é de que esses visitantes injetem US$ 30 milhões na economia somente este mês.

"Esta já é considerada a melhor temporada de navios internacionais em 20 anos", informou a Riotur em nota neste sábado.

Somente de 21 a 27 de fevereiro serão 27 mil visitantes em quatro embarcações, sendo duas vindas de Buenos Aires e Montevidéu e as outras de turismo interno.

Durante todo o Carnaval, a Riotur estima a presença de 7 milhões de pessoas nas ruas do Rio para curtir a folia, sendo 2 milhões de fora da cidade. Até o momento, cerca de 1,6 milhão de pessoas já pularam o Carnaval na cidade, antes mesmo de começar a festa.

Segundo a Riotur, de outubro 2019 até abril 2020, período que atrai mais visitantes, o Rio vai receber 37 navios - sendo 27 internacionais e 10 nacionais - dez a mais do que no ano passado. A previsão é de que o número total de turistas suba para 425 mil nesta temporada, aumento de 12% em relação ao meso perído do ano passado.    

Primeiro dia de folia. A Riotur divulgou a estimativa do número de foliões que lotaram os blocos da cidade na manhã deste sábado e que terão que encerrar o desfile às 13h, de acordo com determinação da Prefeitura do Rio. 

Segundo apuração do órgão, o Cordão do Bola Preta levou 630 mil pessoas às ruas, bem abaixo dos 2 milhões estimados pelos seus organizadores; o Escangalha reuniu 50 mil pessoas; e o Carrossel de Emoções, especializado em funk, que saiu na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, desfilou com 115 mil pessoas.

PM APREENDE 6 FACAS

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, até por volta do meio-dia, equipes do 5º Batalhão, que atua no Centro do Rio, prenderam dois homens que portavam entorpecentes nos pontos de bloqueio e revista da Avenida Primeiro de Março.

"Os agentes apreenderam seis facas, cinco tesouras, sete chaves de fenda, um canivete, dois alicates, quatro estiletes, dois simulacros, uma arma de choque e garrafas, até o momento", informou a PM.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.