Rio segue em estágio de alerta após fortes rajadas de vento

Durante a madrugada, Copacabana registrou ventos de quase 60 quilômetros por hora

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O tempo na cidade do Rio de Janeiro continuará instável durante esta segunda-feira, 29. Embora não haja previsão de fortes chuvas e rajadas de vento como ontem, o município segue em estágio de alerta.

De acordo com o Centro de Operações do Rio, a previsão é de céu nublado e chuva fraca em pontos isolados a qualquer momento, e os ventos terão intensidade moderada. 

PUBLICIDADE

Durante o início da madrugada, Copacabana registrou uma rajada de vento de quase 60 quilômetros por hora. Horas antes, o vento chegou a atingir 105,5 quilômetros por hora. 

Em situações de alerta, a prefeitura pede que:

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

Publicidade

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Cadastre-se no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito.

- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.