Rio segue em estágio de alerta após fortes rajadas de vento

Durante a madrugada, Copacabana registrou ventos de quase 60 quilômetros por hora

Redação, O Estado de S.Paulo

29 de abril de 2019 | 05h55

O tempo na cidade do Rio de Janeiro continuará instável durante esta segunda-feira, 29. Embora não haja previsão de fortes chuvas e rajadas de vento como ontem, o município segue em estágio de alerta.

De acordo com o Centro de Operações do Rio, a previsão é de céu nublado e chuva fraca em pontos isolados a qualquer momento, e os ventos terão intensidade moderada. 

Durante o início da madrugada, Copacabana registrou uma rajada de vento de quase 60 quilômetros por hora. Horas antes, o vento chegou a atingir 105,5 quilômetros por hora. 

Em situações de alerta, a prefeitura pede que:

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Cadastre-se no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito.

- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.