Rio tem calor de mais de 40º C na tarde desta segunda

Temperatura de hoje pode bater recorde de domingo, que registrou o maior número do ano

Priscila Trindade e Solange Spigliatti, da Central de Notícias,

11 Janeiro 2010 | 10h23

 Selo-Verao

RIO - A cidade do Rio de Janeiro pode bater recorde de temperatura na tarde desta segunda-feira, 11, segundo informações da Climatempo. No decorrer do dia, a temperatura máxima registrada até esta tarde foi de 40,1º C, de acordo com medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 Veja também:

linkRio limita cadeiras em praias e proíbe venda de alimentos

linkSão Paulo tem a madrugada mais quente desde março de 2009

 

Banhistas aproveitam o sol e o forte calor e se refrescam na praia. Foto: Marcos Arcoverde/AE

 

O dia começou com muito sol e calor. Por volta das 8 horas, os termômetros já se aproximavam dos 30ºC em várias áreas da cidade. Ontem, na Praça Mauá, no centro do Rio, a temperatura alcançou 40,4ºC, maior número registrado neste verão, de acordo com o Inmet e Climatempo.

 

Em frente à Central do Brasil, na Av. Pres. Vargas, termômetro marca 48º C. Foto: Marcos Arcoverde/AE

 

Na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade, os termômetros chegaram a marcar 48ºC por volta de 13h. "O número que aparece nos termômetros não é uma temperatura oficial, pois o asfalto e o concreto dos prédios provocam um aquecimento muito grande", explica Marlene Leal, meteorologista do Inmet.

 

Sombrinhas, garrafas d'água e ambientes refrigerados foram a saída para resistir a mais um dia de sol forte. "Não existe ventilador que ajude. O jeito é beber muita água e fugir para a praia antes do estágio", disse a estudante Viviane do Nascimento da Silva, de 17 anos.

 

Os vendedores ambulantes aproveitaram o calor para aumentar as vendas. Um deles, que não quis se identificar, acordou mais cedo, encheu o isopor e, em pouco mais de três horas, vendeu cerca de 50 garrafas d'água - 38% a mais do que costuma vender em uma tarde inteira. No ano passado, a maior temperatura na capital fluminense foi de 40,5ºC, no dia 22 de novembro, conforme as medições do Climatempo.

 

(Com Agência Estado)

 

Texto atualizado às 18h12.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.