Wilton Junior/Estadão
Wilton Junior/Estadão

Variante Delta da covid já circula na cidade do Rio, informa secretário

Foram detectados dois casos, em Vila Isabel e em Paquetá; pacientes tiveram sintomas leves

Roberta Jansen, O Estado de S.Paulo

15 de julho de 2021 | 18h02

RIO - O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, confirmou nesta quinta-feira, 15, que a variante Delta já circula na cidade do Rio de Janeiro. Dois novos casos da infecção pela variedade do Sars-CoV-2 foram registrados. A prefeitura monitora todas as pessoas (são cerca de 40) que tiveram contato com os infectados.

“A gente já sabe que tem transmissão local”, disse Soranz em entrevista à TV Globo. “Isso significa que a variante Delta já está em circulação no Rio de Janeiro.”

Na última quarta-feira, 14, a secretaria confirmou os novos casos. São dois homens, respectivamente de 27 e 30 anos, residentes em Vila Isabel, na zona norte, e na ilha de Paquetá. Segundo o secretário, eles tiveram sintomas leves da doença e já não estão mais em isolamento.

Na semana passada, o Estado já havia confirmado outros dois casos da Delta, em Seropédica e em São João do Meriti, na Baixada Fluminense.

A primeira ocorrência da nova variante no Estado foi registrada em maio, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O homem, no entanto, havia estado a trabalho na Índia, onde a Delta foi inicialmente detectada.

Em todos os países onde começou a circular, a Delta rapidamente se espalhou -  é mais transmissível – e se tornou predominante. No Brasil, a predominância é da Gama, que também é uma variante de preocupação.

“A gente tem dúvidas se a Delta vai ser predominante aqui, porque a Gama é uma variante muito forte”, explicou Soranz. “Então ainda não sabemos se ela vai conseguir se sobrepor.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.