Vereador é denunciado por coação de eleitores no Rio

Suposto líder do tráfico na Rocinha também estaria envolvido; reunião foi denunciada por cabos dos Bombeiros

Solange Spigliatti, do estadao.com.br,

01 de fevereiro de 2010 | 08h32

O vereador Luiz Claudio de Oliveira (PSDC), o Claudinho da Academia, e o suposto líder do tráfico na Rocinha, Antonio Francisco Bonfim Lopes, conhecido como Nem, foram denunciados nesta sexta-feira, 29, por coação de eleitores durante as eleições de 2008, segundo o Ministério Público do Estado do Rio.

 

Em uma reunião realizada com moradores e comerciantes locais, Nem teria determinado que os cerca de 100 participantes votassem em Claudinho e divulgassem a respectiva candidatura. A denúncia foi enviada ao juiz da 211ª Zona Eleitoral, de acordo com o MP.

 

Segundo a denúncia, Claudinho da Academia "concorreu ativamente para a consecução do delito, pois se fez presente na mencionada reunião, escutando a intimidação feita pelo segundo denunciado, estando ciente de que este era o chefe do tráfico local, corroborando as ameaças, ao concordar ativamente com as mesmas, rindo e acenando com a cabeça afirmativamente ao escutar o ultimato proferido pelo segundo denunciado".

 

Segundo a Promotora de Justiça Isabella Pena Lucas, a reunião, realizada em julho, foi presenciada por dois cabos do Corpo de Bombeiros, que revelaram o que viram à Polícia Federal. Ao serem ouvidos por ela, eles confirmaram essa versão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.