Conteúdo patrocinado: Podcast mostra como a robótica pode influenciar na escolha da profissão, ouça no ‘Estadão Notícas’

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Conteúdo patrocinado: Podcast mostra como a robótica pode influenciar na escolha da profissão, ouça no ‘Estadão Notícas’

Gustavo Lopes Alves

05 de abril de 2020 | 06h30

O uso da robótica em sala de aula vem sendo construído por décadas. No Brasil, a robótica, que tem como suas principais marcas a busca por soluções de problemas, o trabalho em equipe e o estímulo pelas ciências exatas, ganhou ênfase nos anos 2000.

Números da FIRST, ONG que, em parceria com o Grupo Lego, organiza os torneios ao redor do mundo, mostram que 70% de jovens que tiveram robótica no ensino fundamental mostraram interesse em engenharia ou ciências da computação.

Um dos principais disseminadores da prática pelo país é a rede de escolas do Serviço Social da Indústria, SESI, que há mais de 10 anos inseriu a ferramenta no currículo escolar e realiza o Festival SESI de Robótica, o principal evento do gênero no país.

Mas, além da aula no meio acadêmico, a robótica tem sido fundamental na escolha da carreia profissional.

Neste segundo episódio da série de podcasts sobre o ensino da robótica nas escolas, a jornalista da Rádio Eldorado, Bárbara Guerra, conversa com o diretor de operações do SESI, Paulo Mol, e com o Anderson Moreira, professor no Instituto Mauá de Tecnologia e Universidade Paulista. Com eles o papo foi sobre a influência da robótica na carreira e como as empresas enxergam as contribuições da ferramenta para as competências do futuro.

Se você perdeu o primeiro episódio, ouça aqui.

Foto: Media Lab Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: