Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Lentidão na Saúde trava ampliação de tratamento para AME no SUS

Apenas 90 pessoas, segundo o DataSUS, recebem o único remédio liberado pelo sistema público para impedir o avanço da Atrofia Muscular Espinhal e 467 aguardam aprovação de protocolo para obter o medicamento. Custo por dose pode chegar a R$ 400 mil. Duas novas medicações já registradas pela Anvisa estão em processo de definição de preço.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Use 26 recursos de acessibilidade digital com a solução da EqualWeb clicando no ícone redondo e flutuante à direita, ouça o texto completo com Audima no player acima, acione a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


Spinraza é o único remédio para AME distribuído pelo SUS. Crédito: Reprodução. Foto: Estadão


PUBLICIDADE

Uma consulta pública deve ser aberta nos próximos dias para avaliar a ampliação da distribuição do Spinraza (nusinersena) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio fabricado pela Biogen é o único para Atrofia Muscular Espinhal liberado para compra e venda no Brasil.

Desde 2017, quando a medicação teve registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) já fez duas consultas públicas sobre o Spinraza. É uma novela sem fim para quem enfrenta a doença e para as famílias que lutam pelo tratamento. O custo por dose pode chegar a R$ 400 mil.

Embora a Biogen tenha pedido sempre a incorporação do remédio para todos os casos, o Ministério da Saúde aprovou somente para quem tem o tipo 1 da AME. De acordo com o DataSUS, apenas 90 pessoas recebem o Spinraza pelo SUS, mas há 467 pacientes com AME dos tipos 2 e 3, já cadastrados na ouvidoria do SUS, que esperam a medicação.

O Spinraza foi aprovado nos EUA, pelo Food and Drug Administration (FDA), em 2016. Tem uso liberado em 40 países, sendo que em 22 não há restrições.

Publicidade

Em agosto deste ano, o Ministério da Saúde interrompeu um processo que se arrastava há um ano e meio - sugerido pela própria pasta, mas que jamais avançou - para distribuição do Spinraza aos tipos 2 e 3, em um modelo de compartilhamento de risco.

Nenhuma pessoa recebeu o remédio, o Ministério informou à Biogen que não era possível manter a proposta e solicitou à farmacêutica que apresentasse novo projeto. A empresa submeteu dossiê atualizado em setembro. Na semana passada, a Conitec voltou a analisar a distribuição do Spinraza no SUS para tipos 2 e 3 da AME. E recomendou o encaminhamento à consulta pública com parecer desfavorável. A comissão ainda não divulgou o relatório que dá base à decisão.

"Até quando vão continuar brincando com a vida? Estamos falando de uma doença séria, uma doença que mata, e mata rápido", publicou no Facebook a associação Unidos pela Cura da AME logo após a última decisão da Conitec.


 Foto:


Isenção - No dia 29 de outubro, o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a lei n° 17.299/2020, que dá isenção de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) a dois remédios para Atrofia Muscular Espinhal. Na lista estão o Spinraza, da Biogen, e o Zolgensma, da Novartis.

Mais estados também estão avaliando a concessão dessa isenção, mas ainda não há uma lista confirmada.

Publicidade

O Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec), terapia gênica da Novartis para o tratamento de AME, teve registro no Brasil aprovado pela Anvisa em 17 de agosto de 2020.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"É o primeiro passo para o início da comercialização da terapia e a próxima etapa envolve a aprovação de preço na CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), que deve acontecer ainda este ano", explica a empresa.

"Tais processos têm prazos estabelecidos, que podem ser estendidos e demandam análise e discussão por parte dos técnicos responsáveis. Sendo assim, não é possível garantir um prazo específico para que o produto tenha seu preço de comercialização aprovado", diz a Novartis.   "No período entre a aprovação regulatória e a definição de preço pela CMED, a empresa fica impossibilitada de comercializar o produto em território nacional, em respeito à legislação brasileira, portanto, desta forma, a Novartis Brasil não pode comercializar a tecnologia neste momento", esclarece a farmacêutica.

"Contudo, uma vez que o paciente tenha um médico prescritor responsável pelo caso e um centro de tratamento preparado para realizar a infusão, recomenda-se o contato direto com a Novartis Terapias Gênicas, nos Estados Unidos, que pode providenciar orçamento e trâmites de importação, caso seja de interesse", orienta a corporação.   "Nosso objetivo, em longo prazo, é ampliar o acesso a Zolgensma para todos os pacientes que precisam do tratamento. A Novartis, assim, reitera o seu compromisso com a comunidade de AME e reforça que está investindo na cocriação de soluções que tornem o acesso a Zolgensma possível e abrangente à população, respeitando sempre as legislações locais e em um diálogo aberto e transparente com os órgãos responsáveis, associações de pacientes, comunidade médica e demais representantes da sociedade", completa a empresa.

Outro remédio para Atrofia Muscular Espinhal que já chegou ao Brasil é o Evrysdi, da Roche. O diferencial é que este tem aplicação oral.

Publicidade

"Conforme publicação do Diário Oficial da União em 13 de outubro de 2020, o risdiplam, de nome comercial Evrysdi®, produzido e comercializado pela Roche Farma, foi registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil este ano", informa a empresa.

"Em dois estudos clínicos realizados pela farmacêutica, o FIREFISH e o SUNFISH, o tratamento com risdiplam resultou em benefícios sobre a função motora de pacientes com diferentes idades, níveis de comprometimento e tipos de AME. Sendo assim, risdiplam pode ser indicado para todos os tipos de atrofia muscular espinhal. Trata-se do primeiro e único medicamento no mundo com administração via oral aprovado para o tratamento de AME", ressalta a Roche.

"O uso da terapia visa aumentar e manter os níveis de proteína SMN funcional, fundamental para o funcionamento adequado dos neurônios motores, responsáveis pelas contrações musculares e os movimentos do corpo", explica a farmacêutica.

De acordo com as diretrizes de regulamentação brasileira em saúde, a Câmara Reguladora do Preço de Medicamentos (CMED) tem um período aproximado de 90 dias para definir o preço final da medicação a partir da submissão do dossiê de preço - realizada pela Roche em 22/10/2020. Atualmente aguardamos o período de avaliação", comenta a companhia.

"A Roche permanece comprometida com a qualidade de vida dos pacientes e a participar de um diálogo aberto com todos os integrantes da cadeia da saúde e comunidade AME, uma vez que acredita na importância da disponibilização de inovações para o tratamento da AME no Sistema Único de Saúde", conclui a corporação.

Publicidade


REPORTAGEM COMPLETA EM LIBRAS (EM GRAVAÇÃO)

Vídeo produzido pela Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais.


Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.