Pintores com a boca e os pés doam 79 quadros para ajudar famílias do sertão nordestino na pandemia

Pintores com a boca e os pés doam 79 quadros para ajudar famílias do sertão nordestino na pandemia

São obras de 34 artistas com deficiência, muitos já consagrados e expostos nas principais galerias internacionais. Ideia partiu de pintor brasileiro após um desafio mundial entre 70 países. Telas estão à venda na página da ONG Amigos do Bem. Campanha tem vídeo apresentado pela atriz Denise Fraga.

Luiz Alexandre Souza Ventura

28 de agosto de 2020 | 11h40


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Foto do artista plástico brasileiro Marcelo Cunha pintando uma tela com a boca. O pintor é negro, tem cabelos curtos, usa óculos e veste uma camisa azul marinho de mangas curtas. Ao fundo, vários quadros estão pendurados. Crédito: Divulgação.


Uma campanha da APBP Brasil (Associação dos Pintores com a Boca e os Pés) e da
ONG Amigos do Bem arrecada recursos para famílias do sertão nordestino que estão em situação crítica de vulnerabilidade e miserabilidade por causa da pandemia de covid-19.

Na ação, 34 artistas com deficiência, muitos já consagrados no Brasil e no mundo, com obras expostas nas principais galerias internacionais, doaram 79 telas para venda, com a renda totalmente repassada à campanha.


Artista brasileira que pinta com os pés e a boca é destaque em bienal na Polônia


A ideia partiu do pintor Marcelo Cunha, estimulado por uma atividade no começo da pandemia, batizada de ‘Desafios’, criada pela
Association of Mouth and Foot Paiting Artists of The World (AMFPA) – com sede em Shaan, no principado de Liechtenstein, no centro da Europa – para manter a motivação dos pintores e também incentivar novos artistas que ainda estão descobrindo o talento para a pintura com a boca e os pés. Cunha sugeriu a doação das telas produzidas durante o desafio, proposta que a diretora da APBP, Paola Manograsso, levou à ONG Amigos do Bem e resultou na ação solidária.

A lista de artistas e obras está na página oficial do projeto (clique aqui). A campanha também tem um vídeo apresentado pela atriz Denise Fraga. O filme e o website foram criados pela agência Babel-Azza.

________________________________________

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande ‘VENCER LIMITES’ para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:
Facebook.com/VencerLimites
Twitter.com/VencerLimitesBR
Instagram.com/blogVencerLimites

________________________________________

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: