PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Resumo da Semana Ambiental 2015

Por Ítalo Rômany, Mariana Ribeiro, Rodolfo Mondoni e Tiago Nicacio

Por Carla Miranda
Atualização:

Mais de cem universitários de várias partes do País participaram de 9 a 12 de junho da 3ª Semana Estado de Jornalismo Ambiental, que reúne jornalistas, pesquisadores e ativistas do meio ambiente para discutir a cobertura jornalística da área. O evento ocorreu na sede do Grupo Estado, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Natália Henrique e David Pereira, ambos de 21 anos, contam que ficaram sem vaga na última edição da Semana Estado. Por isso, neste ano, os estudantes correram para não perder a inscrição. Eles cursam o último ano de Jornalismo na Universidade São Judas, em São Paulo, e esperam aprender mais sobre a cobertura ambiental durante a semana. "Na faculdade temos pouco conteúdo de jornalismo ambiental e tenho vontade de trabalhar com isso, então espero aprender mais sobre o tema", conta a estudante.

Assim como Natália, Guilherme Augusto, de 24, também tem intenção de atuar na área. "Em todos os trabalhos que fiz, a questão ambiental sempre esteve muito presente. Trabalhei com educação e antes na área de comércio e em ambos tinha que produzir conteúdo que envolvia a sustentabilidade", disse o estudante do último ano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que resolveu participar da semana por indicação de seus professores.

Publicidade

[gallery ids="3054,3055,3056"]

O aperfeiçoamento no tema e a troca de conhecimento com outros estudantes do Brasil levaram Karen Garcia, estudante do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), a participar do evento. "Mesmo estando no primeiro ano do curso, já trabalho há alguns anos com jornalismo comunitário e ambiental. Por isso, o evento possibilitará expandir meu horizonte sobre o tema, principalmente em relação à sustentabilidade", afirmou. Já Yuri Furtado, de 22 anos, foi atraído pelas possibilidades investigativas do jornalismo ambiental. "O que me trouxe à Semana foi meu interesse pelas matérias com caráter de denúncia. Espero ouvir sobre esse tipo de trabalho durante as palestras", explicou o estudante da Faculdade Rio Branco, em São Paulo.
Ao fim da Semana Estado de Jornalismo Ambiental, os universitários puderam concorrer ao 3º Prêmio Tetra Pak, que dará ao vencedor uma viagem ao Texas, com programação montada especialmente para ele pelo Knight Center para Jornalismo na Américas.
Confira o resumo das palestras e detalhes do evento:

9 de junho

Publicidade

10 de junho

Publicidade

11 de junho

- Escrever sobre água não é tão fácil assim (depoimento de participantes)

Publicidade

 12 de junho

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.